29 de Março de 2024

Viaje na história do Velho Chico: conheça o Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro

Nascida à margens do São Francisco, Juazeiro é uma espécie de guardiã do Velho Chico. E tem um lugar onde as histórias da cidade e do rio se encontram: o Museu Regional do São Francisco. E o local é difícil de passar batido, viu?

Fachada chama a atenção no Centro de Juazeiro
(Fotos: Reprodução)

Você certamente vai querer posar pra fotos na frente do suntuoso casarão, localizado bem no Centro de Juazeiro, próximo à Igreja Matriz da Cidade e ao lado da casa de João Gilberto (onde funciona a Secretaria de Cultura da Cidade). 

Objetos e decoração conduzem à uma viagem pelo século 20

 

Mas não fique só na fachada amarela, entre e conheça a história do local, contada por meio de documentos, fotos, peixes empalhados, móveis, roupas e peças dos vapores que navegavam pelo São Francisco. O museu não é grande e pode ser percorrido rapidinho. São três espaços expositivos: no primeiro andar estão as exposições temporárias, no segundouma temática sobre a navegação no São Francisco e no subsolo outra o cotidiano e achados arqueológicos da região. 

Carrancas são símbolos da navegação no São Francisco

 

Construído na década de 1920, o casarão já teve a honra de hospedar um presidente da República: em 1952, Getúlio Vargas foi inspecionar a construção da ponte Presidente Dutra e se hospedou na casa que pertencia ao fazendeiro Miguel Lopes de Siqueira. Para não ficar na porta, planeje sua visita para o turno da manhã, durante a semana. 

Se ligue!
Museu Regional do São Francisco
Segunda a sexta, 8h às 13h
R$ 3.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!