19 de Abril de 2024

Água transparente e calma faz do Porto da Barra uma das melhores praias de Salvador

Água azulzinha, calma, transparente e com localização bem fácil de chegar. Tudo isso faz o Porto da Barra ficar entre as melhores praias de Salvador. São apenas 300m de faixa de areia, emoldurados por uma balaustrada em estilo português, bastante frequentado por soteropolitanos e turistas. Apesar de ter uma pequena faixa areia, o Porto da Barra tem espaço para a diversidade e todas as tribos. Com certeza, você encontrará a sua por lá. 

Água transparente e tranquila é a alegria de banhistas no Porto da Barra
(Foto:  Reprodução Instagram patycaval19)

 

Na verdade, o Porto é uma grande piscina, onde se pode nadar tranquilamente e ir até os barcos de pescadores ancorados na pequena baía. Ficar de olho nos garotos pulando do pier é outro ponto alto de um dia no Porto, que pode transportar facilmente a um livro de Jorge Amado, onde os Capitães da Areia fazem acrobacias aéreas. Quem curte praticar esportes encontra por lá caiaque e Stand Up Paddle (SUP) para alugar. 

Garotos pulando no pôr do sol: espetáculo lindo de se ver
(Foto:  Reprodução Instagram liasrosal)

 

Nas duas extremidades, os fortes São Diogo e Santa Maria dão o tom de que além de um mergulho no mar, você também pode aproveitar o passeio para visitar duas exposições interativas e comer em restaurantes como o Tudo Azul, com cardápio suíço brasileiro. Já no Porto dos Livros  você encontra uma livraria, sebo e espaço cultural que movimenta a cena alternativa da cidade o ano inteiro. 

O Portinho, como chamam muitos frequentadores assíduos, é a principal referência entre os mais de 30km de orla marítima da capital baiana. O local é escolhido tanto pelo soteropolitano que quer apenas dar um mergulho na ida ou na volta do trabalho, como por famílias que sabem que as crianças vão poder se divertir na água sem riscos. Durante todo o ano, de manhã bem cedo, é a turma da terceira idade que bate ponto por lá, seja jogando futevôlei, seja nadando. Já no final da tarde, dá para encontrar os mais jovens, em pequenas rodas de música e capoeira, principalmente no verão. 

Nadar até os barquinhos ancorados faz parte da programação de um dia no Porto 
(Foto:  Reprodução Instagram exidiocorreia)


Se você escolher se hospedar na Barra, provavelmente poderá chegar a pé até o Porto. Mas se hospedar em locais como Ondina, Rio Vermelho, Campo Grande ou Pelourinho, não levará mais do que 15 minutos de ônibus para colocar seus pezinhos nas areias. 

Os barraqueiros trabalham no Porto há muitos anos e são conhecidos pelo nome pelos frequentadores locais e turistas que sempre voltam. É comum que quem se hospede por ali vá todos os dias à praia e tenha seu cantinho certo. Em geral, o tratamento é bom, com ofertas de bebidas e comidinhas e até água fria nos pés para refrescar quem está tostando na areia. Quem gosta de massagem não sai do Porto sem relaxar com a massagem oferecida nos pés por Nonato e Osmar. Os dois são famosos por isso e cobram a partir de R$ 15 por uns 10 minutos de relaxamento. 

Porto crowdiado no verão: aprenda essa palavra do baianês 
(Foto:  Reprodução Instagram celileitaofotografia)

 

Dependendo da época do ano, o preço do aluguel de sombreiro e cadeiras varia, começando em R$ 5 cada. Mas sempre dá para fazer um acordo que fique bom pra todo mundo. Se quiser sair com os pés limpinhos, separe um troco para contribuir com quem oferece o serviço de lavagem dos pés na subida da escada. 

Sua experiência no Porto da Barra também vai depender da sazonalidade. No verão, o Porto da Barra fica muito "crowdiado" (cheio, bagunçado, em bom baianês) e é difícil encontrar um espaço para ficar na areia. Se vier nessa época, chegue na praia por volta de 7h e saia às 10h, quando já começar a encher. Ou então deixe para assistir ao pôr do sol da areia e tome banho apenas quando o Astro Rei já tiver se escondido. A área é bem iluminada à noite e continua quentinha. Uma delícia!

Balasutrada portuguesa e o Forte Santa Maria, em uma das pontas
(Foto:  Reprodução Instagram fabriciocostabr)

 

A beleza do Porto corre o mundo: em 2007, o jornal inglês The Guardian elegeu o local como terceira melhor praia do mundo. De lá pra cá muita coisa mudou, mas os encantos do Porto da Barra continuam enchendo os olhos de baianos e turistas. 

 

Se ligue!
Praia do Porto da Barra
A região tem muitos hotéis e pontos turísticos

Preços e serviços apurados em abril de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!