19 de Abril de 2024

Perto de Barreiras, Cachoeira do Acaba Vida é destaque na paisagem natural do Oeste

A Cachoeira do Acaba Vida é uma das belezas naturais mais conhecidas na região de Barreiras, no Oeste baiano. Daqueles lugares bem preservados, que valem a pena reservar um dia a mais na viagem só para conhecer sem pressa. 

O acesso ao local é fácil e dá para chegar de carro bem próximo à atração, que tem uma particularidade interessante. Ao contrário da maioria das cachoeiras, a queda d’água de 36m de altura está no nível do solo desembocando em uma depressão. Para ter uma melhor vista da cachoeira com a mata preservada que a cerca, vá até o mirante. 

O volume de água é outro aspecto que impressiona, formando uma piscina natural na parte de baixo, que também pode ser visitada. O acesso à área inferior, no entanto, é mais complicado. Algumas cordas servem de auxílio tanto na descida como na subida da trilha, mas só vá se realmente tiver em boas condições físicas, ou seja, se os joelhos aguentarem o tranco. 

Vista do mirante: volume que impressiona
(Foto: Equipe Na Bahia)

 

A Cachoeira do Acaba Vida está localizada no Rio de Janeiro, a cerca de 90 km de Barreiras. É esse mesmo o nome do rio, bem baiano em sua essência. Saindo de Barreiras em direção a Luis Eduardo Magalhães pela BR-020 o caminho é bem sinalizado. Antes de chegar ao Posto Cerradão, entre no entrocamento à direita e siga mais alguns quilômetros até uma entrada à direita onde uma placa indica a direção a seguir. Daí, é só percorrer aproximadamente 1 km de estrada de terra. 

Muita gente usa o Acaba Vida como primeira parada, antes de ir à Cachoeira do Redondo, que fica mais adiante. Mas o lugar vale além de simples ponto de parada. Dá para passar o dia com a família. Só é preciso planejar direitinho e levar tudo: cadeiras, comida e bebida, pois não existe infraestrutura no local. Besteira, né? É assim que quem curte a natureza gosta. 

A beleza do Oeste: 3 passeios imperdíveis em São Desidério


Se ligue!
Cachoeira do Acaba Vida
A cerca de 90 km de Barreiras, em direção a Luis Eduardo Magalhães pela BR-020

Preços e serviços apurados em março de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!