20 de Abril de 2024

Cafélier tem todo o charme do Carmo, com vista incrível e preços convidativos

O conjunto de casario colonial e incrível vista para a Baía de Todos os Santos dão ao Carmo um charme único em Salvador. E como sempre se pode melhorar, o bairro tem um cantinho mais charmoso ainda: o Cafélier. É ponto de visita obrigatória para quem passa pela capital baiana, seja para aquele almoço tardio depois de bater perna nas ladeiras do Pelô, um cafezinho despretensioso ao pôr do sol ou um jantar romântico cheio de boas intenções. 

Se eu fosse você, incluiria o restaurante no roteiro logo no começo da viagem, assim dá pra voltar outro dia e se certificar que é, sem dúvidas, um dos melhores lugares da cidade, seja qual for o momento. 

Pôr do sol confere ao Cafélier o maior charme do Santo Antônio Além do Carmo
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

O terraço emoldurado por flores é um convite para observar o cair da tarde e o movimento de navios no Porto de Salvador. Se chegar no gradil e espichar o pescoço para esquerda dá para ver o Elevador Lacerda se destacando entre as construções coloniais. 

Entre fachadas parecidas, uma plaquinha com um café e o nome do restaurante identificam o local. Quem espia de fora pela porta ou pela janela já pode notar o primor que o casarão guarda. A sala de entrada é decorada com móveis antigos: mesas, cadeiras e cristaleira dão um tom solene de outrora ao salão.

 

Do menorzinho a grandes refeições: o Cafélier tem 
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Preste atenção nos objetos de arte e antiguidade expostos: quadros, porcelanas e pequenas esculturas estão à venda e podem fazer a diferença em sua casa ou como souvenir de Salvador. A área também funciona como sala de espera: se ligue que a concorrência é grande. Para não esperar, faça reserva ou chegue cedo. 

 

Salão de entrada é uma viagem ao século passado
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

O corredor estreito tem um mural com fotos de famosos que já visitaram a casa e leva a outro salão, que descortina para o marzão da baía. Outra cristaleira também guarda uma série de xícaras inusitadas produzidas por artistas locais. Mesmo que não esteja apertado, faça uma pequena visita ao banheiro, que impressiona pelas louças antigas. 

 

O lugar é decorado com antiguidades: móveis, xícaras e caixa registradora se destacam
(Foto: Reprodução/TripAdvisor)

 

Além da decoração e da vista, o Cafélier também faz bonito à mesa. O cardápio é variado e tem preços justos. Massas individuais giram em torno de R$ 20. Pratos com carne são vendidos por cerca de R$ 40. Cafés, capuccinos e sucos caem bem com salgados, sanduíches, tortas e doces portugueses que dão água na boca.  O atendimento é outro ponto de destaque: cheio de cuidado, até mesmo nos momentos de mais movimento. 

Pintada e Antônio são os dois xodós da casa: impossível não deixar um afago
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Provavelmente você encontrará comoguardiões da casa a dupla de gatos Pintada e Antônio. Na janela ou na mesa do salão de entradas, eles esbanjam preguiça e convidam até mesmo quem não gosta de bichanos a deixar um afago. 

 

Se ligue!
Cafélier (@cafeliercarmo)
Rua do Carmo, 50, Santo Antônio Além do Carmo
Segunda a sábado, 14h às 21h30; Domingo, 14h às 20; fecha às quartas / 71 3241-5095

Preços e serviços apurados em fevereiro de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!