29 de Março de 2024

Hospedaria Vila São Domingos: turismo rural em fazenda histórica, pertinho da capital

Tem muita gente que sonha em ter uma casa no campo, com animais por perto e quintal verdinho, cheio de frutas ao alcance das mãos. A apenas 60 km de Salvador, no município de São Francisco do Conde, é possível realizar esse desejo em uma viagem cheia de vivências. Além do intenso contato com a natureza, a Fazenda Engenho D’Água é um reduto histórico, com mais de 400 anos de fundação. 

Fazenda Engenho D'Água: mais de 400 anos de história no Recôncavo baiano
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

Inaugurada há poucos meses, a Hospedaria Vila São Domingos dispõe de três apartamentos boutiques no esquema pensão completa. A reserva só pode ser feita para o apartamento inteiro. Cada um tem cozinha, varanda e duas suítes: uma com cama de casal e outra com quatro camas de solteiro. 

Hospedaria São Domingos: três apartamentos e tratamento personalizado e exclusivo aos visitantes
(
Foto: Reprodução/Facebook)

 

Aí mora um dos grandes diferenciais do lugar: sua capacidade máxima é de 18 hóspedes, o que permite um tratamento personalizado e cheio de carinho dos proprietários, Mário e Salete. Isso já dá para sentir desde os primeiros contatos por telefone ou e-mail, onde eles descobrem o perfil do cliente e traçam a programação que será oferecida, incluindo trilhas e passeios guiados.

O visitante pode acompanhar o processamento do cacau na fazenda, entre outras culturas agrícolas
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

Longe dos sinais de telefone celular, dá para aproveitar muito mais o que a natureza oferece. Gosta de pescaria?Tem! Quer andar a cavalo? Também! Acompanhar a secagem do cacau? Sim, senhor! Conhecer o processo de produção de queijo? Essas são só algumas das possibilidades oferecidas pelo local, que presa por uma produção consciente de itens como banana e cacau. A propriedade, que pertenceu durante mais de duzentos anos à família Bulcão, de onde vieram três barões de São Francisco, tem muitos atrativos históricos A casa grande (restaurada em 2009) e a capela foram tombados pelo Iphan em 1944. A senzala também é outro local de visitação obrigatória. 

Suíte casal no apartamento boutique
(Foto: Divulgação)

 

A personalização vale também para as refeições (café da manhã, almoço e jantar). Basta dizer suas preferências, que encontrará a mesa posta e farta à disposição. Tudo é preparado para que você se sinta em casa, com direito à fogueira na porta e peixe assado na palha da banana. 

A capela foi tombada pelo Iphan em 1944
(Foto: Divulgação)

 

Para quem está hospedado, subir o morro onde está a capela é a saída para fazer contato com o mundo exterior, pois é onde se pode conseguir rede telefônica. A igreja tem formato octogonal de partido centrado renascentista, embora tenha sido construída na segunda metade do século XVII. No Brasil, as Capelas da Torre de Garcia d'Ávila d e a de N. Sra. do Patrocínio, na Paraíba, são outras construções semelhantes. O local costuma receber casamentos e outros eventos sociais e religiosos. 

Chegar à Fazenda Engenho D`Água também é fácil: existem duas vias de acesso, asfaltadas e de boas condições de trânsito o ano todo. Uma a 66 Km e outra a 80,8 km de Salvador. 

 

Se ligue!
Hospedaria Vila São Domingos – Fazenda Engenho D’Água, São Francisco do Conde / 
71 99602-5851 / 99982-6979 / site
Preços e serviços apurados em dezembro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!