28 de Março de 2024

Na Ribeira, o ateliê de Prentice é lugar pra bom papo e aquele souvenir especial de Salvador

Se você vai à Ribeira apenas tomar sorvete, não sabe o que está perdendo. O bairro de Salvador conhecido pelo clima de cidade do interior tem um monte de atrativos que valem estender a visita. Um deles é o ateliê do artista visual Prentice Carvalho, onde você encontrará uma grande variedade de azulejos pintados a mão. 

Azulejos pintados por Prentice são opções de souvenir carregado de baianidade
(Foto: Verena Paranhos/Divulgação)

Há quase 50 anos, a Casa de Prentice, como é conhecida na vizinhança, está localizada na Avenida Porto dos Tainheiros, número 70, próxima ao imponente Solar Amado Bahia, cuja bela arquitetura se destaca na cidade. Diante do vizinho suntuoso, é grande o risco da casa de Prentice passar despercebida. 
O sobrado estreito, do século XIX e estética abalada pelo tempo, não tem placa nem indicação de que guarda desenhos e formas de um artista primoroso.  Para encontrá-lo, é só se guiar pelos aplicativos de localização ou fazer à moda antiga: sair perguntando pela vizinhança, bater palmas no portão e até arriscar um “ô de casa”. 

É só chegar no portão e chamar à moda antiga, que Prentice vem atender
(Foto: Verena Paranhos/Divulgação)

 

A certeza é que você será recebido por um belo sorriso, convite à boa prosa sobre arte e esse pedacinho peculiar da cidade. Lá, você pode comprar souvenires diretamente de quem produz, vê-lo pintar algumas peças, manipular o forno elétrico que chega até 1500º C. Modernidade para quem começou usando forno à lenha. É uma atmosfera completamente diferente de adquirir peças nas grandes lojas do Centro Histórico ou no Mercado Modelo. Além de presentes, você levará mais histórias ainda da Bahia.

Paisagens festas populares e negros são inspirações para os trabalhos do artista
(Foto: Verena Paranhos/Divulgação)

 

É nítido o prazer que o artista tem de lidar diretamente com seus visitantes. Faz questão de mostrar o livro de visitas assinado por gente do mundo todo, fotografias de suas obras penduras por aí, que foram enviadas por cartas e, por fim, levar o cliente até a porta. É muito amor e arte. 

Prentice mostra, orgulhoso, o livro de visitas com assinaturas de gente do mundo novo 
(Foto: Verena Paranhos/Divulgação)
 

O trabalho do artesão assume diversas faces, tamanhos e cores, exprimindo personagens e paisagens típicas da Bahia, santos, orixás e retratos encomendados. Os preços também são convidativos. 
Muitos guias de agências de turismo incluem o ponto no roteiro turístico da Ribeira, mas nada que atrapalhe a tranquilidade ou a prosa. Muita gente de Salvador também vai com objetivo certo: encomendar trabalhos ao artista. Mas só funciona pessoalmente. Nada de telefone ou WhatsApp. 

 

 

Se ligue!
Casa de Prentice
Rua Porto dos Tanheiros, 70, Ribeira, diariamente, horário comercial
Preços e serviços apurados em dezembro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!