19 de Abril de 2024

Ministro do Turismo entrega restauração da Igreja Matriz de Coqueiro Seco (AL)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, entregou, nesta segunda-feira (07.03), a restauração de mais um bem cultural brasileiro. A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, símbolo da cidade alagoana de Coqueiro Seco, recebeu aproximadamente R$ 2,9 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Os trabalhos contemplaram a recuperação de elementos artísticos que compõem o acervo da Igreja, como imagens, azulejos portugueses, altares e tribunas, além de novo forro da sacristia e do altar-mor. Também foi implantado sistema de segurança e pânico e instaladas salas de aula no segundo piso, com nova iluminação.

Durante a cerimônia de entrega, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou o potencial turístico da cidade e da região. “Coqueiro Seco é uma cidade maravilhosa. E, do outro lado, você está vendo Maceió, também belíssima e que detém uma das maiores ocupações hoteleiras do Nordeste, diga-se de passagem”, disse. “O turismo tem sim condição de ser tão importante na matriz econômica do nosso país quanto o agronegócio”, acrescentou o ministro.

O ministro também destacou outros investimentos realizados pela Pasta na Região Nordeste e afirmou que o governo federal é incansável nas ações em prol da cultura e do turismo brasileiros.

“Além de Coqueiro Seco, também investimos em patrimônios em Marechal Deodoro, aqui pertinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que tem história pura; em outras cidades de Alagoas, como a Igreja Bom Jesus dos Martírios, na capital; em Pernambuco, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, que nós restauramos recentemente; temos vários mosteiros em Olinda também. Ou seja, a gente não para!”, frisou.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!