29 de Março de 2024

Pancada Grande: maior cachoeira do litoral baiano te convida a desviar o caminho

Já pensou estar no meio da viagem, desviar o caminho por 500 metros e se deparar com uma super cachoeira? É assim na Costa do Dendê, passagem para quem vai para destinos como Itacaré, Barra Grande e Morro de São Paulo (dependendo do sentido que se vem). O pulo do gato se chama Pancada Grande, cachoeira que fica depois de Valença, Ituberá e antes de Igrapiúna (para quem vem de Salvador ou Bom Despacho). 

Cachoeira da Pancada Grande: mais de 60 metros de beleza natural
(Fotos: Divulgação)

 

Além da queda d’água ser linda e uma espécie de alívio divino no forte calor da região, a cachoeira da Pancada Grande fica em uma área de Mata Atlântica preservada, na Reserva Ecológica Michelin (aquela mesma Michelin dos pneus e do mascote rechonchudo!). A infra-estrutura do local é excelente, com estacionamento, segurança, sinalização e acessos bem posicionados. Tudo isso com entrada gratuita. Se ligue: o local não tem restaurante ou lanchonete, então se a ideia for passar um bom tempo por lá, leve lanche. 

Banho refrescante é convite a desviar o caminho

 

A maior cachoeira do litoral baiano tem mais de 60 metros de altura e recebe mais de 60 mil visitantes por ano. A Mata da Pancada Grande tem 172 hectares e 9 km de trilhas abertas ao público. Desde a entrada da reserva são 300 metros de caminhada leve até a cachoeira.  O poço principal é grande e dá para tomar aquele banho revigorante. Só tenha cuidado com a correnteza. 

Mata Atlântica preservada impressiona na reserva

 

Também é possível fazer passeios subindo o rio, através de uma escada ao lado da cachoeira. São 310 degraus, mas não se entregue somente ao primeiro poço. Enfrente a subida e seja recompensado pela vista incrível. A natureza é o grande prêmio. Uma passarela de madeira que avança sobre parte do rio e permite uma visão frontal da cachoeira é um espetáculo à parte. Na parte superior, também é possível se banhar. Por lá, as piscinas são mais calmas e tranquilas, tornando o seu passeio ainda mais gostoso. Para os mais chegados a aventuras, o local também é propício à prática de rapel. Os adeptos dos esportes de aventura praticam o rapel na Pancada Grande. 

Infra-estrutura: estcaionamento, segurança e trilhas

 

Se ligue!
Cachoeira da Pancada Grande
Visitação: diariamente, das 8h às 17h. 
Fica a 140 km de Salvador, 1 km de Ituberá e 8 km de Igrapiúna 
Entrada gratuita
 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!