20 de Abril de 2024

Conheça São Tomé de Paripe, o Caribe do Subúrbio soteropolitano

Infelizmente, em São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador, só vai quem tem negócio. A praia é muito frequentada por quem mora na região ou por quem está de passagem para pegar um dos barquinhos que levam às ilhas da Baía de Todos os Santos. 

O Caribe do Subúrbio: água azul e transparente
(Foto: Reprodução/Instagram saotomedeparipe.oficial)


Muito soteropolitano nunca foi pro lado de lá, só ouve falar em São Tomé. Seja local ou turista explorador, vá e se delicie. Se quiser paz, escolha um dia da semana, pois no fim de semana a galera desce direitinho e é difícil encontrar um espaço na areia.Um desperdício! Afinal, o mar é tranquilo e a água cristalina. Só uma cerca separa São Tomé da praia dos presidentes, como ficou conhecida a vizinha Inema, área militar de acesso restrito, famosa por ser lugar de veraneio dos presidentes.

Barquinhos na beira da praia: transporte para as ilhas da baía
(Foto: Reprodução/Instagram erickrabellos)

 

A praia não tem barracas, mas dá para alugar cadeiras e sombreiros de boa. Atravessando a rua, você encontra restaurantes e bares especializados em fruto do mar. Na calçada, a sombra de árvores frondosas torna o passeio ainda mais agradável. 

Para muito soteropolitano chegar em São Tomé é uma coisa de outro mundo. É um pouco distante das regiões mais centrais da cidade, mas é super fácil. Uma das opções é percorrer toda a extensão da Avenida Afrânio Peixoto. Se os aplicativos te indicarem esse caminho, deixe pra lá. O melhor caminho é ir por fora, pegar a saída da cidade para a BR-324 e depois a BA 528, conhecida como estrada do Derba.

Sombra boa na orla de São Tomé de Paripe
(Foto: Reprodução/Instagram fabriciocostabr)

 

São aproximadamente 22 km. O caminho é tranquilo, bem sinalizado, com vários redutores de velocidade, pois a estrada corta bairros do subúrbio como Fazenda Coutos e Vista Alegre. É só seguir até a Base Naval. Da saída da cidade, com a velocidade permitida, você levará aproximadamente 30 minutos. 

Como há poucas vagas de estacionamento gratuito em São Tomé de Paripe, é bom chegar cedo se quiser economizar esse trocado. Mas existem diversos estacionamentos com diária de aproximadamente R$ 15. Se chorar um pouco, provavelmente você vai conseguir pagar R$ 10. Quem não tem carro, não tem do que reclamar, pois Base Naval é fim de linha de vários ônibus. A viagem só vai demorar bem mais. Outra opção é ir de trem: a gente contou tudo aqui
 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!