20 de Abril de 2024

Frutas Tropicais na mesa e cultura nas ruas: Festival Tempero do Forte agita Praia do Forte

Praia do Forte é um dos lugares na Bahia super bacanas de visitar em qualquer época do ano. Mas se você é do tipo que sempre quer um motivo a mais para programar um passeio, a gente te dá: o Festival Tempero do Forte.

Em 2017, a 12ª edição do evento capitaneado pela chef Tereza Paim (Casa de Tereza e Restaurante do Convento, em Salvador) vai movimentar a charmosa vila do Litoral Norte de 30 de novembro a 10 de dezembro. E, além de envolver 30 restaurantes, pratos concebidos por chefs locais e badalados de todo o país, cozinha show, o festival também conta com programação cultural, música e artesanato.  Se não der ou não quiser se hospedar por lá, veja nossa lista de praias do Litoral Norte para você escolher a que mais tem a ver com sua viagem.

Camarão Tropical com purê de manga e arroz de coco é o prato da Pousada Casa do Forte, assinado pela chef Ana Robéria
(Foto: Divulgação)

 

Justamente por essa diversidade de atrações, que agradam famílias inteiras, o Tempero no Forte foi citado como uma das três principais atrações turísticas da região, em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ministério do Turismo. O festival só fica atrás do São João e do Réveillon. Convencido de que é uma boa ideia?

Cozinha Show é um dos espaços disputados do evento 
(Foto: Divulgação)

 

O evento mantém a proposta de destacar um ingrediente por edição e este ano coloca as frutas tropicais como protagonistas dos pratos. Nos últimos anos, foram homenageados ingredientes como filé, farinha, dendê, coco, pimenta, cachaça, peixes e carnes regionais, frutos do mar e mandioca. Mas não pense que isso se perde ao longo do tempo. Muitos dos pratos criados para o evento são incorporados pelos restaurantes e pousadas em seus cardápios e continuam fazendo sucesso. Por isso, sempre vale perguntar sobre o que ficou de herança do festival, quando sentar numa mesa por lá. 

Cortejo de baianas marcou a abertura da 11ª edição, em 2016
(Foto: Divulgação)

 

Pra quem quer aproveitar a viagem para aprender a mandar bem na cozinha, a Cozinha show é um espaço imperdível. Já no primeiro dia (30), a chef Morena Leite, dos restautantes Capim Santo (em Trancoso e São Paulo), comanda a oficina com a receita do Ceviche de Frutas. Ela é veterana, do tipo que reserva na agenda a data do festival: participou de todas as edições. Confira a programação completa da Cozinha Show

Criação do chef Isaias Neries para o Restaurante Vila Gourmet do
Sobrado da Vila 
(Foto: Rodrigo Azevedo/Divulgação)

 

Com tantas opções criadas a partir da diversidade de frutas tropicais que nossa terra tem, fica difícil escolher onde comer. Por isso, vale a pena dar uma olhada no site do festival para ver o que mais te apetece. É em eventos como esses, que os chefs são desafiados a fazerem diferente e transformarem nossos velhos conhecidos e favoritos!. Esse é o caso do Camarão Tropical com purê de manga e arroz de coco, idealizado pela chef Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrot, para a Pousada Casa do Forte. 

E que tal o prato super colorido criado pelo chef Isaias Néries, do Parador Lumiar (Serra Fluminense) para o Vila Gourmet? A salada de frutas tropicais com mix de folhas ao molho de mostarda em grãos acompanha o filé mignon em carvão de frutas tropicais com molho de umbu. Exótico, né? De ficar com água na boca. 

Se ligue!
12º Festival Tempero do Forte (@TemperoNoForte)
de 30 de novembro a 10 de dezembro de 2017
Praia do Forte, Litoral Norte
Confira a programação
Preços e serviços apurados em novembro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!