18 de Abril de 2024

Gosta de cachoeira? Com 180 opções, Iguaí é seu destino na Bahia

Longe das rotas mais conhecidas e dos grandes fluxos turísticos, um lugar na Bahia se destaca pela água doce. Quase duas mil nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, além de rios e riachos fazem da pequena Iguaí uma espécie de paraíso das águas. Se anime, afinal, em qualquer época do ano a paisagem é verdinha e dá para relaxar à beira do rio ou tomando aquele banho de cachoeira revigorante. Foto: Reprodução Flickr / Rita Barreto / Setur
 
A cidade, cujo nome em tupi significa fonte de beber água, está situada a 516 km de Salvador, na zona turística batizada de Caminhos do Sudoeste. Se a distância parecer longe demais, dá para encurtar a viagem e percorrer a maior parte de avião. Iguaí fica a 121 km de Vitória da Conquista, terceiro município do estado em número de habitantes e centro econômico do Sudoeste, onde voos comerciais de algumas companhias operam.
 
Por lá, as fazendas de médio e pequeno porte se dedicam à cultura de gado leiteiro e de corte, plantações de cacau e cana-de-açúcar. Apesar disso, a mata atlântica se mantém preservada, criando um cenário ideal para prática de turismo ecológico e rural.  Dependendo do ponto, a altitude da região passa de mil metros em relação ao nível do mar, o que garante um clima fresco de montanha e torna trilhas e caminhadas bem agradáveis. Além de fornecer sombra, a mata garante a umidade e a preservação da evaporação e do ciclo da água.

Foto: Reprodução Flickr / Rita Barreto / Setur

 
A Serra do Ouro - onde está uma área de preservação de mais de 50 mil hectares de mesmo nome - atinge 1.226m de altitude.  A melhor época para visita é de junho a setembro, pois é no inverno que os rios estão com toda força. Mas nas outras estações o passeio também é uma delícia. 
Um dos lados bons do local não ser tão explorado turisticamente, é a sensação de estar descobrindo cada estrada, trilha e cachoeira. Assim, dificilmente, você cruzará com outro grupo de turistas nas estradas de barro que cercam Iguaí e seus atrativos turísticos. Mas é essencial o acompanhamento de um guia treinado, muitos já foram capacitados pela prefeitura da cidade.  

Carros tracionados são a melhor opção para fazer as trilhas, pois não correm o risco de atolar ou de não conseguir superar as surpresas que aparecem no caminho. É essencial também usar sapatos e roupas de trilha. E, claro, não esquecer de colocar a roupa de banho por baixo, pois por todo lado você cruzará com água cristalina para um bom banho de rio ou cachoeira. 

A Cachoeira da Foz do Rio Preto é a que fica mais próxima do centro de Iguaí, a 3km de carro. Os mais dispostos, podem percorrer o trecho facilmente a pé. 

Foto: Reprodução Flickr / Rita Barreto / Setur

 

 Já outras trilhas são de maior dificuldade e propõem que o visitante explore mata a dentro, com auxílio de guias nativos. É o caso da Cachoeira do Dino, que tem 60m de altura e compensa qualquer esforço, e da Cachoeira das Sete Voltas, localizada bem no meio de um vale. Já em relação à Cachoeira do Bequinha, o turista deve ficar atento com profundidade em alguns pontos, que chega à 3,5 metros. 

Foto: Reprodução Flickr / Rita Barreto / Setur

 

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Iguaí em si não tem infra-estrutura voltada ao turismo, o que pode ser muito bom. Por lá, você vai encontrar restaurantes e lanchonetes que atendem ao público local, com sabores e preços muito atrativos. A cidade tem apenas três pousadas de pequeno porte, com diárias em torno de R$ 100 para quarto duplo. Hotéis fazenda na zona rural também são boas opções de hospedagem. Só não esqueça de trazer na mala cachaça artesanal e queijos, dois produtos tradicionais da região. 

Se ligue!
Pousada Cabral  

BA-262, 01, Iguaí,73 3271-2448

Pousada Albatroz
Rua Doutor Miguel Vieira, Centro, Iguaí, 73 3271-2191
 
Hotel Fazenda Princesa Ester  
Rodovia Ribeirão das Flores, s/n, Zona Rural, Iguaí , 73 98812-7811
 
Preços e serviços apurados em setembro de 2017
Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!